Conheça nossos exames, orientações e os preparos necessários para realizar o seu.

Tomografia
computadorizada

A tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza raios X para a realização de imagens do corpo humano. Essas imagens são adquiridas em “fatias” em um monitor de computador e, posteriormente, são reconstruídas e fotografadas.

 

O exame é realizado com o paciente deitado e a região que será estudada passará pelo centro do equipamento gerando imagens de projeção, em cortes da ordem de poucos milímetros e com grande resolução, permitindo uma ótima identificação de órgãos e tecidos pelos médicos radiologistas. 

Durante o exame o paciente deverá ficar imóvel, evitando que uma nova exposição tenha que ser realizada.

Dependendo da região do organismo a ser examinada, pode haver necessidade de uso de contraste para uma melhor precisão do exame.

Quais as possíveis complicações e riscos da tomografia computadorizada? Durante a injeção do contraste é comum que o paciente sinta calor pelo corpo. Reações adversas ao uso do contraste são extremamente raras, porém podem ocorrer. Na maior parte das vezes são efeitos leves como coceira, náuseas, vômito, urticária, vermelhidão na pele, espirros e inchaço da pálpebra.

Ultrassonografia

Método que utiliza o eco gerado através de ondas sonoras de alta frequência para visualizar em tempo real, as estruturas internas do organismo.

O estudo adicional com Doppler colorido possibilita avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo.

O exame é realizado por um médico radiologista. O procedimento é indolor e a maioria dos pacientes não sentem desconforto durante a realização do exame.

É aplicada uma pequena quantidade de gel (a base de água) sobre a pele e o transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície examinada.

Todo o material utilizado durante a realização do exame é descartável.

Mamografia

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feito com um aparelho de raio x conhecido por mamógrafo. Esse exame pode identificar lesões nas mamas.

A mamografia é um exame muito importante para a detecção precoce do câncer de mama e deve ser realizada periodicamente.

Este exame exige a realização de, no mínimo, quatro incidências mamográficas: duas em cada mama. Às vezes, outras incidências podem ser necessárias para melhorar a análise e a interpretação do exame, sem que isso signifique algum problema grave. Essas incidências extras não são necessariamente realizadas no mesmo dia. Portanto, a paciente poderá ter que realizar mais uma imagem num outro dia.

Como é realizado o procedimento de mamografia?A paciente é posicionada no aparelho de mamografia, que às vezes pode trazer um pouco de desconforto, e tem as mamas comprimidas. Esta compressão não causa danos nas mamas e é fundamental para a melhor resolução da imagem e menor dose de radiação.

Raio-X

Também conhecido como radiografia, o exame de raios-X é o mais antigo dos exames de imagem.

O equipamento emite um feixe de radiação em baixas doses e gera imagens em duas dimensões da região do corpo analisada.

É usado para auxiliar o médico na identificação de diversas doenças, tais como fraturas ósseas, comprometimento dos pulmões e vias aéreas superiores, bem como dos órgãos abdominais.

preparos para realizar o seu exame